terça-feira, 7 de julho de 2020

OLHA A PIPA

Título da Atividade: Olha, uma pipa!!

Orientações de estudo:

Recursos necessários: folhas coloridas (revistas, jornais, papel dobradura, sulfite ou similar), tesoura sem ponta, cola, canetinhas, lápis de cor, pincel, barbante ou linha de costura e outros materiais para enfeitar e colorir.

Link drive:

Descritivo da ativiade:

Para a atividade de hoje, que tal observar o céu e aproveitar um dia ensolarado de inverno? Com certeza você já deve ter feito “uma” pipa ou “um” pipa, como é chamado em alguns lugares. Em outros estados tem outros nomes… que tal pesquisar e me contar quando voltarmos!!!

LEIA O POEMA:

Pipa sem cerol
(Rosalina Lopes Pires Fialho)
Eu quero mesmo é brincar,
Minha pipa vou empinar.
Que ela chegue lá no céu,
Leve toda linha do carretel.

Gosto de brincar em dia de sol,
Mas minha linha não tem cerol.
O cerol é perigoso meu amigo,
Além disso pela lei é proibido.

Brincadeira tem que ser legal,
Com cerol soltar pipa acaba mal.
Não seja mais um irresponsável,
Sem cerol a brincadeira é saudável.

A linha chilena é ruim, um perigo,
Pode ferir e matar o seu amigo.
Não seja tolo ou mais um idiota,
Brincar seguro é o que importa.

Chega de mortes e acidentes,
Vamos brincar mais conscientes.
A vida é frágil, não se arrisca,
Com a nossa vida não se brinca.

A poetisa Rosalina Fialho, que também é professora na cidade de Rio Claro/SP, mostra uma grande preocupação quando brincamos com pipas, para não nos machucar e nem machucar ninguém. Nesse período que estamos vivendo, não devemos sair de casa, então, brincar com a pipa, se torna um pouco mais difícil, não é? Por isso vamos ser criativos. Observem a obra “Meninos soltando pipas” de Candido Portinari, e “Meninos com pipa” de Djanira.


Os dois artistas (pintores) retrataram em suas obras a alegria e a diversão de brincar com pipas! Comparem as obras, elas possuem o mesmo tema, mas foram pintadas de formas diferentes, qual é a diferença entre elas?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Agora é nossa vez! Vamos criar uma colagem com origami e retratar a diversão de brincar com pipas.

Assista ao vídeo: 

Vocês se lembram das minhas aulas de arte? Lembrando do origami da “Casquinha de sorvete? Beleza então! Tenho certeza de que vocês vão conseguir fazer! A final, já fizemos essa dobradura várias vezes desde o 1º ano!

1ºPASSO: transforme seu papel em um quadrado, o jeito mais simples é dobrando um triangulo de um lado até o outro da folha. Para ficar legal (nem muito grande, nem muito pequeno, façam quadrados de 10 cm de lado (observem a Fig. 03)

2º PASSO: Agora vamos fazer a “casquinha de sorvete” (Fig. 04 e 05)

3º PASSO: Pronto, nossas pipas de origami estão prontas, agora se inspirem nas obras de Portinari e Djanira e criem uma obra de vocês, utilizem as pipas de origami para compor suas obras! Sejam criativos, usem várias cores, cortem as pipas e as colem com partes de outras pipas para ficar mais divertido!

Outras Imagens de referência:















2 comentários:

  1. Me encanto com a tua atividade. Sinto uma vibração pulsar. Sou uma velha prof de Arte, RS, mas nova na profissão, comecei este ano. Então pesquiso mto, estou enamorada com minha nova vida e gostei mto de conhecer seu blog. Obrigada!

    ResponderExcluir