segunda-feira, 20 de março de 2023

DANÇA OU COREOGRAFIA

         Coreografia é a arte de criar e compor uma sequência de movimentos corporais, geralmente executados por um grupo de dançarinos ou por um único dançarino. É uma das principais ferramentas utilizadas na dança, permitindo a organização e estruturação dos movimentos em uma narrativa ou expressão artística.

A coreografia pode ser criada para diversos estilos de dança, como balé, dança contemporânea, jazz, hip hop, entre outros. Para a criação de uma coreografia, o coreógrafo geralmente escolhe uma música ou uma trilha sonora que serve como inspiração e guia para a composição dos movimentos. A partir disso, o coreógrafo trabalha em conjunto com os dançarinos para criar e ensaiar os movimentos, buscando alcançar a harmonia e a expressividade desejada.

A coreografia pode ter objetivos diferentes, como contar uma história, expressar emoções ou simplesmente apresentar movimentos estéticos. Além disso, ela pode ser composta para ser executada por um grupo de dançarinos ou por um único dançarino, e pode envolver diferentes graus de complexidade e dificuldade.

A coreografia é uma ferramenta fundamental da dança, que permite a criação e composição de sequências de movimentos com objetivos artísticos, estéticos e narrativos.

Coreografia e dança são conceitos intimamente relacionados, mas apresentam algumas diferenças e semelhanças. A dança é uma expressão artística que envolve a execução de movimentos corporais ritmados e coordenados, geralmente acompanhados de música. A dança pode ser realizada de forma livre e improvisada, ou seguindo uma coreografia pré-definida. A dança pode ser utilizada para diversos fins, como a expressão de emoções, a celebração de rituais, o entretenimento ou a competição. Já a coreografia é a arte de criar e compor uma sequência de movimentos corporais, geralmente para ser executada por um grupo de dançarinos ou por um único dançarino. A coreografia pode ser criada para diferentes estilos de dança, como balé, dança contemporânea, jazz, hip hop, entre outros, e tem como objetivo organizar e estruturar os movimentos em uma narrativa ou expressão artística.

Dessa forma, podemos dizer que a principal diferença entre dança e coreografia é que a dança é a execução de movimentos corporais, enquanto a coreografia é a criação e composição desses movimentos. A dança pode ser livre ou seguir uma coreografia pré-definida, enquanto uma coreografia é sempre pré-definida. Porém, as duas também apresentam algumas semelhanças, pois a coreografia é uma parte essencial da dança, permitindo a organização e estruturação dos movimentos em uma narrativa ou expressão artística. Além disso, a dança e a coreografia seguiram a importância do ritmo, da musicalidade, da expressão corporal e da harmonia entre os movimentos.

As artes visuais e a dança são formas de expressão artística que possuem características singulares, mas que também podem se integrar em uma única obra. Essa integração pode se dar por meio de diferentes linguagens, como a pintura, a escultura, o vídeo e a performance, permitindo a criação de novas formas de arte que exploram as potencialidades dessas duas linguagens.

A integração entre as artes visuais e a dança tem sido objeto de estudo de diversos pesquisadores, que apontam para as possibilidades criativas dessa fusão. Segundo Gomes e Lins (2019), a interação entre a dança e as artes visuais pode gerar uma nova perspectiva de criação artística, que transcende a limitação das duas linguagens compreensivas.

Essa integração pode ser realizada por meio da utilização de diferentes materiais, como a projeção de imagens em movimento sobre os dançarinos ou o uso de cenários e figurinos que dialogam com a coreografia. Além disso, a integração entre as artes visuais e a dança também pode se dar por meio da exploração das possibilidades espaciais, temporais e corporais, como apontar Jardim e Ribeiro (2018).

Diversas obras artísticas demonstram a integração entre as artes visuais e a dança, como o espetáculo "Pó de Nuvem", da Cia Primeiro Ato, que utiliza projeções de imagens e luzes para dialogar com a coreografia dos dançarinos. Outro exemplo é a obra "Le sacre du printemps", do coreógrafo Maurice Béjart, que utiliza elementos visuais como cenários e figurinos para compor a narrativa da obra.

A integração entre as artes visuais e a dança é uma forma de ampliar as possibilidades criativas dessas duas linguagens, permitindo a criação de novas formas de arte que exploram as potencialidades de cada uma delas. Essa integração pode se dar por meio de diferentes materiais e técnicas, como a projeção de imagens em movimento ou o uso de cenários e figurinos que dialogam com a coreografia. O estudo dessa relação entre as artes visuais e a dança pode contribuir para o desenvolvimento de novas perspectivas artísticas e para a introdução do repertório dos artistas envolvidos nessa prática.

Para trabalhar a temática da transversalidade entre artes visuais e dança na perspectiva do ensino de arte no contexto escolar, é possível desenvolver atividades que integrem as duas linguagens artísticas, permitindo que os alunos explorem as suas potencialidades expressivas e criativas.

Uma forma de fazer isso é por meio da criação de coreografias que dialogam com a arte visual. Por exemplo, os alunos podem escolher uma obra de arte, como um quadro ou uma escultura, e criar uma coreografia que represente a sua visão e interpretação da obra. Nesse processo, os alunos podem explorar elementos como movimento, ritmo, expressão corporal e gestualidade, buscando criar uma conexão entre a dança e a arte visual.

Outra forma de trabalhar a temática da transversalidade entre artes visuais e dança é por meio da criação de cenários e estatuetas para espetáculos de dança. Nesse caso, os alunos podem trabalhar com diferentes materiais, como tecidos, papéis, tintas e outros recursos, explorando a sua criatividade e habilidades artísticas. Além disso, a criação de cenários e figurinos pode ser articulada com a temática do espetáculo de dança, criando uma conexão entre a arte visual e a expressão corporal.

Por fim, é importante destacar que o trabalho com a transversalidade entre artes visuais e dança no contexto escolar deve ser desenvolvido de forma participativa e colaborativa, permitindo que os alunos experimentem e criem juntos. Além disso, é fundamental que o professor de arte esteja atento às necessidades e interesses dos alunos, buscando criar atividades que sejam adaptadas ao seu perfil e que estimulem a sua criatividade e expressão artística.

REFERÊNCIAS

GOMES, Ana Maria; LINS, Lívia. Dança e artes visuais: possibilidades de criação. Revista Comunicação, Arte e Cultura, v. 18, n. 2, pág. 87-102, 2019.

JARDIM, Mariana; RIBEIRO, Rogério. A dança e as artes visuais: interseções e desafios para a criação cênica. Revista Periódicus, v. 4, n. 2, pág. 22-31, 2018.

BÉJART, Maurice. Le sacre du printemps. 1974. Balé. Direção e coreografia de Maurice Béjart.

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