terça-feira, 12 de maio de 2020

Arte e Representação da Natureza – O Céu


Arte e Representação da Natureza – O Céu

Essa atividade tem como proposito despertar no aluno a percepção de que muitos artistas retrataram o Céu em suas obras, e que cada artista representou o céu de forma diferente, pois o céu muda a cada hora, seja pela posição do Sol ou da Lua, seja pela ação dos ventos sobre as nuvens, seja por fatores climáticos como as tempestades.

Orientações de estudo: 

Para realizar a atividade é preciso:
·         Folha de papel (sulfite branca);
·         Lápis para desenho;
·         Lápis de cor, ou giz de cera;
·   Papeis coloridos (que podem ser panfletos de propaganda, embalagens e caixinhas de alimentos diversos, jornais, revistas e similares)
·         Tesoura e cola.
1º Passo:

Converse com as crianças, e peça para elas descreverem como é o céu, qual sua cor, quais elementos estão presentes (nuvens, estrelas, raios, etc.), pergunte se o céu é sempre igual, caso a resposta seja SIM, faça perguntas à criança provocando-a perceber que o céu da manhã é diferente do céu da tarde, que o céu da tarde é diferente do céu da noite, que o céu de um dia chuvoso é diferente do céu de um dia ensolarado. Mostre o Céu para as crianças, peça que olhe com atenção as nuvens, a cor do céu, procure detalhes como pássaros, aviões, etc.

2º Passo:
Assista aos vídeos:
Mostre às crianças as obras a seguir:
Noite Estrelada - Vincent Van Gaogh
Oliveiras com céu amarelo  (Vicent Van Gogh)

Considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, Vincent Van Gogh (1853 - 1890) tinha o céu como um dos elementos mais comuns em sua obra. As pinturas de van Gogh foram inspiradas por paisagens rurais e urbanas do Sul da França. Apaixonado por paisagens, van Gogh retratava em muitos de seus quadros elementos celestes como a Lua, o Sol, as estrelas emoldurando belíssimos campos de colheita. O Sol é o elemento mais usado, aparecendo em muitas de suas paisagens, mas incontestavelmente suas pinturas retratando o céu estrelado são as mais famosas.

Assista ao vídeo:


A artista brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973), é considerada uma das maiores artistas brasileiras. Em várias de suas obras ela busca representar o Céu do Brasil. Em suas obras, a artista utiliza cores que representam o Brasil como o azul, amarelo, e o verde.
Sol poente - Tarsila do Amaral

Abaporu - Tarsila do Amaral
3º Passo:
Após mostrar as obras às crianças, converse com elas, pergunte o que as obras tem de igual, o que tem de diferente, como é o céu em cada uma das obras. Van Gogh pintou o céu como Tarsila? O céu representado durante o dia é igual o céu representado a noite? O que muda?
4º Passo:
Agora é a vez das crianças criarem suas obras inspiradas no céu! Em uma folha de papel, peça a elas que desenhem o céu representando o dia, elas podem usar lápis de cor, giz de cera, podem recortar de revistas elementos como nuvens, aviões, pássaros etc. Em outra folha, peça às crianças para representarem o céu durante a noite, podem ser utilizado os mesmos materiais.
Divirta-se!





Um comentário: