quarta-feira, 20 de maio de 2020

Pintura com elementos orgânicos – Pintura com Pigmentos

Título da Atividade: Pintura com elementos orgânicos – Pintura com Pigmentos naturais (terra, café, folhas verdes maceradas, cascas de legumes, condimentos em pó (coloral, açafrão, cúrcuma, canela em pó, etc.)
Recursos necessários:
Suporte: Folha de papel sulfite, pedaço de papelão, pedaço de tecido (pode ser uma camisa velha, um guardanapo velho)
Cola branca;
Lápis, borracha e régua (opcional).
Pincéis, ou qualquer outro tipo de riscadores (pode ser até os dedos, garfos, gravetos, palito de dente, escova de dentes, escova de lavar roupas, use sua criatividade);
Pigmentos naturais (corantes naturais) como terra, pó de café, folhas verdes maceradas, cascas de legumes (beterraba, por exemplo), condimentos em pó (coloral, açafrão, cúrcuma, canela em pó, etc.) 
Descritivo da atividade: Realizar pintura utilizando tintas feitas com pigmentos (corantes) naturais.
1ºPasso: Observe os elementos que estão ao seu redor e reflita, eles possuem cores? Qual é a cor da terra do seu quintal? Ou qual é cor da terra dos jardins e praças que você frequenta? A cor da terra do chão é sempre a mesma? A terra de um vazo de flores é igual a terra do chão? Porque algumas pessoas falam que, quem mora em Santa Gertrudes tem os pés vermelhos?
2º Passo: Leitura: Alice Haibara


Alice Haibara de Oliveira, mais conhecida como Alice Haibara, é uma artista plástica, ANTROPÓLOGA e PESQUISADORA. Dedicando-se a arte da pintura, Alice Haibara utiliza-se da técnica “ARTE TERRA COR”, criada por sua avó, HELENA DA TERRA. A técnica consiste na substituição de materiais convencionais como a tinta a óleo e aquarela, os lápis de cor, as canetinhas, por elementos da natureza (pigmentos) para a realização das pinturas. Dessa forma, suas pinturas reúnem os mais diferentes TONS DE TERRA, que variam do vermelho, amarelo, marrom e preto – estima-se que um total de vinte e seis tipos – e abordam TEMAS INSPIRADOS NA NATUREZA, RETRATANDO PRINCIPALMENTE ASPECTOS DO SAGRADO FEMININO E DA PAISAGEM DO ACRE.
Assista ao vídeo:
3º Passo: No texto que acabamos de ler as duas primeiras palavras destacadas ANTROPÓLOGA e PESQUISADORA, foram colocadas em destaque para que você possa refletir sobre algumas questões. Você sabe que faz um(a) antropóloga? COM A AJUDA E PARTICIPAÇÃO DE SEUS PAIS, irmãos, ou responsáveis, tente descobrir qual é o trabalho de um(a) antropóloga! E o PESQUISADOR, o que será que fazem os pesquisadores? Um cientista é um pesquisador?
É importante perceber que não só ARISTAS (pintores, escultores, bailarinos, atores e atrizes) podem fazer ou Criar a ARTE existem diversos profissionais que se dedicam a CRIA a ARTE, inclusive os cientistas!
 4º PASSO: Observe algumas obras de Alice Haibara:
 
Fig. 1 – Menina Índia (2010)
Fig. 2 – Jiboia Encantada (2011)
Fig. 3 – Canoa (2010)
5º PASSO: Assista aos vídeos:
6º PASSO: Fazendo Tintas
Em Arte, o trabalho com o solo nos permite a observação da natureza sob uma abordagem estética. O solo é vida que se traduz em cores que somente um olhar sensível é capaz de reconhecer. Propõe indagações sobre os olhares de cada um, sem menosprezar a riqueza que existe no olhar de cada criança ou adolescente.
Visando construir um olhar sensível por meio da observação do meio ambiente, é possível produzir tintas para o trabalho de pintura extraindo pigmentos terrosos coloridos do solo e propor trabalhos com técnicas de pintura a partir desses pigmentos. Desta forma, é possível desenvolver o sentido tátil do aluno, levando-o a perceber as diferentes granulações de cada tipo de solo.
As tintas feitas com pigmento extraídos da terra são fáceis de fazer e levam os alunos a se interessarem pelo processo. Depois de pronta, a tinta pode ser usada em pinturas que representem a natureza e componham formas do espaço próximo conhecido, a história do lugar, utilizando os pigmentos terrosos do próprio espaço habitado.
Para fazer a tinta de terra (que as crianças podem coletar em qualquer lugar), você pode proceder da seguinte maneira:
1. Se a terra estiver seca, pegue as amostras e passe por uma peneira grossa para tirar pedacinhos de madeira, folhas, pedrinhas, etc. Se a terra estiver molhada, não tem problema. Você pode deixá-la líquida, colocando mais água e coando na peneira da mesma maneira.
2. Adicione água (na terra seca) até conseguir uma consistência boa para que os alunos possam manusear com pincel. Se colocar água demais, ou se a terra já estiver com água (que usou para peneirar), deixe decantar por algum tempo. A terra irá descer rapidamente, e então escorra a água que ficar por cima.
3. Separe a quantidade de terra que vai usar no dia para preparar a tinta, pois depois que colocamos a cola, devemos descartar o que sobra, pois a tinta irá secar e não poderá mais ser utilizada.
4. Coloque a terra em um pote (recipiente qualquer) e vá misturando a cola branca aos poucos. Dependendo do tipo de terra, não será necessário adicionar muita cola, apenas o suficiente para deixar com consistência cremosa. Misture bem.
5. Lembre-se: só coloque a cola na tinta que irá usar no dia, ou no dia seguinte.
6. A tinta produzida pode ficar guardada por muito tempo, desde que esteja sem a cola. Para isso, ela deve ser guardada em um pote bem vedado. Se ela secar, basta adicionar água novamente.
 OBSERVAÇÃO:  A terra pode ser substituída por qualquer um dos materiais indicados (pó de café, açafrão, canela em pó, folhas maceradas, coloral, etc.)
7º PASSO: Pintando com as tintas:
Tendo como referência as obras da artista Alice Haibara, crie sua obra, retratando o seu dia-a-dia, o que você faz? Como brinca? Onde você mora? Etc.
8º PASSO: Assine sua obra! Coloque seu nome, sua turma e a data que realizou a atividade.


Boa Aula!

Outras Obras:










Referências:

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