segunda-feira, 11 de maio de 2020

DESENHO PERFORMÁTICO


DESENHO PERFORMÁTICO

Conteúdo a ser trabalhado na atividade
  • Desenho Performático;
  • A desenho como expressão da ARTE;
  • Arte coletiva;
  • Arte efêmera


Olá, hoje iremos aprender um pouco sobre DESENHO PERFORMÁTICO, e conhecer um artista Espanhol de nome complicado para nós brasileiros, seu nome é Leutxu Ortueta!
Antes de falarmos sobre Desenho Performático, vamos retomar o CONCEITO DE DESENHO! O que é desenhar? Para que desenhamos? Quantos tipos de desenhos existem? Vou tentar responder essas perguntas!
Desenho é uma forma de escrita! Sim de Escrita! Onde ao invés de escrevermos palavras, escrevemos imagens, signos visuais. O desenho é composto por alguns elementos, o PONTO, a LINHA, a FORMA, o CONTORNO, a COR, a TEXTURA, a PERPECTIVA, entre outros elementos. Assim como a escrita é comporta pelas LETRAS, pelos ACENTOS, pelas PALAVRAS, pelas FRAZES, entre outros elementos.
Vamos lá! Para que desenhamos? Muitos são os motivos pelos quais desenhamos, para nos expressar, para registrar um acontecimento, para nos divertimos, para exemplificar algo, para ilustrar uma história, são muitas as razões pelas quais desenhamos!
Quantos tipos de desenhos existem? Bem... são muitos... assim como são muitos os gêneros textuais, não existem os poemas? Os bilhetes? As cartas? As receitas? Assim como os gêneros textuais, cada forma de desenho tem suas características e suas funções, por exemplo, temos os desenhos que ilustram histórias, temos desenhos que retratam pessoas, temos desenhos que explicam como montar um móvel por exemplo, ou desenhos que representam e orientam a construção de uma casa ou de carro por exemplo!

Assista aos vídeos:





Leltxu Ortueta, é nascido em Bilbao [País Basco-Espanha]. É pai de Gorka e Lua, é também ator, performer, historiador da arte e artista gráfico. Se apresenta como basco no mundo e reside e trabalha no Brasil desde 2003. Trabalhou como arte educador por 5 anos no Programa Vocacional (teatro e artes integradas), como artista orientador e coordenador, e por 3 anos na Fábrica de Cultura de Capão Redondo como arte-educador de Performance, improvisação e teatro físico.
A PERFORMANCE é uma modalidade artística HÍBRIDA, isto é, que pode mesclar diversas linguagens como teatro, música e artes visuais ao mesmo tempo. A performance seria quando o artista apresenta uma cena em que normalmente utiliza seu corpo como suporte enquanto os expectadores observam, ou podem participar também da ação (como nos vídeos sugeridos). Podemos entender que DESENHO PERFORMÁTICO, é um desenho que irá utilizar todo nosso corpo, não só nossos braços e mãos para ser construído, é um desenho que pode surgir de uma dança, de uma movimentação do nosso corpo como o caminhar, como o correr, o pular, o rodopiar, e ele não será feito em uma folha de papel, pode ser feito em espaços e suportes maiores como o chão, uma parede, uma grande tela de pintura, a lousa da sala de aula, o pátio de Shopping Center, e muitos outros lugares.


O artista que estamos estudando essa semana, realizou uma atividade PERFORMÁTICA, em lugares públicos, como Shoppings e o SESC em São Paulo, sua obra chama-se FLOU!
FLOU! é uma performance interativa para crianças de 4 a 10 anos que sentados ao redor de uma grande folha branca assistem e participam da criação ao vivo de um grande desenho. Os rabiscos dançantes e as tintas vão tomando vida e dialogam com o performer para que “alguns desenhos surjam”, podendo ainda surgirem outros desenhos recortados feitos em experiências anteriores. Essas formas [peças] tomam conta do espaço e são as crianças que brincam compondo novos desenhos e formas e ressignificando o acontecimento. Paralelamente, o desenho criado também é recortado pelo performer, gerando mais peças que alimentam o jogo e que serão utilizadas pelas crianças participantes das próximas experiências. Uma experiência COLETIVA, INTERATIVA E ABERTA QUE NÃO FECHA SIGNIFICADOS E QUE SE PROPÕE A BRINCAR “seriamente” como toda criança faz.
            Nesse tipo de atividade artística observamos:
  • Autoria x coautoria;
  • Interatividade;
  • Múltiplas ideias;
  • Não há certo ou errado, assim como não há apenas uma forma de expressão, pois cada participante expressa sua ideia;
  • A Arte (atividade) se expressa através de linhas aleatórias, com diferentes sentidos e cores, traçadas por diferentes participantes;


BOM, AGORA É A SUA VEZ DE CRIAR UM DESENHO PERFORMÁTICO! Vamos precisar de uma garrafa pet, água, um prego e um martelo, e um lugar onde você possa andar, correr, pular, dançar, girar, e tudo mais que sua criatividade permitir!
Peça ajuda para seus pais, e com o prego, faça um pequeno furo na tampa da garrafa pet, depois encha a garrafa de água, e comece a desenhar utilizando o jato de água que sai da garrafa, faça desenhos “livres” sem se preocupar em desenhar algo que exista (como uma casa, uma flor, etc.), se tiver irmãos, ou mesmo seus pais, convide-os a participarem dessa atividade. Se possível registre com fotos ou vídeos o resultado do seu Desenho Performático, que pode ser realizado na parede, no chão do quintal, na calçada ou na rua em frente à sua casa (desde que haja supervisão de algum responsável).
Divirta-se!!
Boa aula, e bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário