quarta-feira, 27 de maio de 2020

Maquete de Instalações

Título da Atividade: Instalações – Descobrindo outras formas de ARTE.
Orientações de estudo:
Materiais: Sulfite, régua, lápis, material para colorir, brinquedos pequenos (carrinhos, bonecas, “bichinhos” de plástico – tudo que pode deixar marcas), cola branca.
Link da atividade: https://drive.google.com/drive/folders/10eSK-aGTu0f2NQYY6OGE8VqsmYbJm-8n?usp=sharing

Descritivo da atividade:
Conhecer o conceito de Instalações Artísticas, apreciar as obras de Regina Silveira, e criar em uma maquete sua própria Instalação.
1º PASSO: Leia o texto:
Vamos conhecer uma obra de arte que transforma um espaço, um lugar em obra de arte, essa obra chama-se INSTALAÇÃO.

INSTALAÇÃO ARTÍSTICAKRAFTS ou, simplesmente, INSTALAÇÃO é uma forma de expressão artística em que a obra é composta por elementos espalhados em determinado ambiente. Este tipo de arte muitas vezes ocupa um grande espaço para que seja exibida. O artista com a obra tem como objetivo expressar algo, seja um sentimento, sua visão de mundo, um pensamento, entre outros.
A instalação artística, normalmente, é montada somente quando será exposta e após isso é desmontada. Isso se deve ao fato de uma obra dessas ocupar um grande espaço e assim fica difícil guardá-la.


Fig. 1 – Guarda chuvas
Fig. 2 - Entrecéu - Regina Silveira
Fig. 3 – Instalação fotografada por Vitor Cheregati
Vamos conhecer um pouco da Artista Regina Silveira!
Regina Silveira é uma importante artista brasileira da contemporaneidade, ou seja, dos dias atuais, ela realiza obras muito grandes em galerias de artes e museus, sua arte não é como a de um pintor ou escultor, sua obra relaciona-se com todo o espaço, ela usa as paredes, o teto, o chão, as portas, ou muros para se expressar.

Fig. 4, 5 e 6 – Regina Silveira – em sua obra ABYSSAL

2º Passo: Observe a Obra Octopus da artista Regina Silveira:

Fig. 7,8,9 – Regina Silveira – Octopus

Na Instalação Octopus, Regina Silveira quis registrar as marcas que os automóveis deixam ao transitar pelos diferentes locais do mundo, quis registrar as “pegadas” deixadas pela humanidade, no caso dessa obra ela utilizou as marcas deixadas por carros, mas na Instalação IRRUPTION, a artista utiliza as pegadas humanas.
Fig. 10, 11, 12, 13 – Instalação IRRUPTION de Regina Silveira

Assista ao vídeo onde eu vou explicar o passo-a-passo para vocês montarem uma maquete, e criar umas instalação na maquete:


Pegue uma folha de sulfite, segure ela na posição “retrato” (em pé), dobre ela ao meio na horizontal, agora segurando a folha dobrada na posição retrato (em pé), dobre a folha ao meio na vertical, marque bem as dobras da folha, e depois abra ela. Vamos perceber que a marca das dobras formou uma “cruz”, segurando a folha em pé, vamos recortar em cima da marca da dobra, de baixo para cima, até a linha horizontal. Depois vamos dobrar a folha de modo a construir um “cubo”, olhe as imagens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário